O inversor de energia solar é uma parte importante de qualquer sistema de energia solar. É responsável por converter a energia gerada pelos painéis solares em corrente alternada, que é usada em casa ou empresas. Existem dois tipos principais de inversores solares, o “on-grid” e o “off-grid“, que funcionam de maneiras diferentes. Este artigo explicará os dois tipos de inversores solares e como eles funcionam.

O inversor on-grid é usado em sistemas de energia solar conectados à rede elétrica. É responsável por converter a energia gerada pelos painéis solares em corrente alternada, que pode então ser usada em casa ou empresas. No entanto, o inversor on-grid também tem a capacidade de reverter o processo, ou seja, converter a corrente alternada gerada na rede elétrica em corrente contínua para ser usada pelos painéis solares.

Além disso, o inversor on-grid também é equipado com diversos dispositivos de segurança, como disjuntores, DPS, fusíveis e interruptores de circuito. Estes dispositivos monitoram o fluxo de energia através do sistema e desligam o sistema se o fluxo de energia ultrapassar um certo limite.

Inversor Híbrido

O inversor off-grid é usado em sistemas de energia solar não conectados à rede elétrica. É responsável por converter a energia gerada pelos painéis solares ou energia armazenada em baterias em corrente alternada, que pode então ser usada para alimentar dispositivos elétricos em casa ou empresas. Há diversos modelos de inversores off-grid, que podem ser híbridos e interativos, onde trabalham de formas pré programadas qual será a fonte da energia, se será utilizada apenas energia solar para o fornecimento de energia, ou a energia das baterias conectadas ao inversor, ele também é capaz de carregar as baterias diretamente da energia da rede, no caso dos híbridos, onde se pode pré definir perfis de consumo de maneira a economizar na conta de energia.

Além disso, o inversor off-grid também é equipado com diversos dispositivos de segurança, como disjuntores, DPS, fusíveis e interruptores de circuito. Estes dispositivos monitoram o fluxo de energia através do sistema e desligam o sistema se o fluxo de energia ultrapassar um certo limite.

Para concluir, os inversores de energia solar são essenciais para qualquer sistema de energia solar. Existem dois tipos principais de inversores, o “on-grid” e o “off-grid“, que funcionam de maneiras diferentes. O inversor on-grid é usado em sistemas conectados à rede elétrica e pode converter a corrente alternada gerada na rede elétrica em corrente contínua. O inversor off-grid é usado em sistemas não conectados à rede elétrica e convertem a energia gerada pelos painéis solares em corrente alternada. No meio termo temos o inversor híbrido que é a utilização das duas tecnologias “on-grid” e “off-grid” em um só inversor. Além disso, os inversores também são equipados com dispositivos de segurança para monitorar o fluxo de energia.